Hipertrofia - O que é ? Como ocorre ?

O que é Hipertrofia:

É um processo que ocorre a nível celular e esta vinculado ao aumento do tamanho e do volume das células. Portanto quando você sofre hipertrofia, você não desenvolve células musculares novas, apenas aumenta as já existentes de tamanho. Isto acontece com o aumento da secção transversa do músculo e com a adição de sarcômeros (Componente do músculo esquelético, dotado de proteínas contráteis). Com isso, o torque e a potência dos músculos são aumentados.

Ela não ocorre apenas com as células musculares, mas é uma resposta a determinado estímulo. Ela pode ser aguda, em um pós exercício, por exemplo, ou crônica, quando permanece por mais de 3 dias. O processo de hipertrofia está associado à síntese de diversos mecanismos contráteis, relacionado diretamente a componentes celulares.

Vários outros fatores possuem também papel determinante no aumento da secção transversa das fibras musculares. Acredita-se, que a hipertrofia seja resultado da soma de vários fatores e diversos mecanismos que a estimulam de formas diretas e indiretas. O treino de musculação, quando adequadamente prescrito e executado, pode promover o desenvolvimento de vários destes estímulos.

Para uma melhor compreensão eles foram didaticamente divididos em Mecanismos Físicos Intrínsecos (Síntese de DNA, Microlesões, Mecanotransdução), que é a tradução de um estímulo tensional (mecânico), em sinais fisiológicos, especialmente as contrações excêntricas que favorecem a mecanotransdução. Células Satélites e além de Alterações na Osmolaridade e em Fatores Hormonais e Enzimáticos (Hormônio do Crescimento – Gh, IGF-I, Testosterona, Insulina e Miostatina).

Como ocorre a Hipertrofia


O músculo recebe um estímulo ao qual não está adaptado, o que acaba por gerar microlesões nas células musculares e miofibrilas. Em resposta nosso corpo irá aumentar certas substâncias cicatrizantes no sarcoplasma (plasma das células musculares). Este processo de cicatrização, aumenta a síntese de proteínas contráteis a níveis maiores que antes. Com isso, os níveis de síntese acabam por aumentar a secção transversa do músculo esquelético, dando a ele um volume maior. De forma bastante resumida é isto.